O CEDAP   |   Corpo Clínico HCFMUSP   |   Conheça a Dermatologia da FMUSP   |   Eventos   |   Fale Conosco: Médico   |   Links Úteis

Conheça a Dermatologia da FMUSP

Histórico

O início das atividades da Divisão de Dermatologia no Hospital das Clínicas ocorreu em 1945, sob a chefia do Prof. João de Aguiar Pupo. Nesse ano, transferiu-se o Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina, desenvolvido, desde 1929, no Ambulatório Conde de Lara e nas enfermarias da 4ª Medicina de Homens e da 3ª Medicina de Mulheres da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, para o Hospital das Clínicas, que havia sido inaugurado em 29 de abril de 1944.

O primeiro titular da cátedra de Clínica Dermatológica e Sifiligrafia da Faculdade de Medicina da U.S.P. foi o Prof. Adolfo Carlos Lindenberg (12/09/1872 - 06/12/1944), que foi um dos pioneiros da Dermatologia no Brasil. Diplomado em 1896 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, especializou-se em Dermatologia com os professores Lesser, em Berlim; Riehl, em Viena; e Brocq e Sabouraud, em Paris. Regressando a São Paulo, inaugurou o primeiro ambulatório de Moléstias da Pele e Sífilis na Santa Casa, em 3 de maio de 1907, e foi chefe da 4ª Medicina de Homens da Santa Casa.

O ensino da Dermatologia na FMUSP iniciou-se sob sua direção, em 29 de fevereiro de 1916. As aulas eram ministradas na Santa Casa de São Paulo, para os alunos do 4º ano, já que os cursos da Faculdade de Medicina e Cirurgia tiveram início em 2 de abril de 1913.
Em 12 de março de 1975, pelo Decreto 5837, foi criado o Instituto de Dermatologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Em 24 de junho de 1986, pela Resolução 3193 da Reitoria da Universidade de São Paulo, foi desdobrado o Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia em Departamento de Dermatologia e Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Restabeleceu-se, assim, o Departamento de Dermatologia de 1968. Deve-se considerar que a Faculdade de Medicina da USP foi a primeira a ter a Dermatologia como Departamento, o que significou liderança na Dermatologia brasileira e latino-americana.
Em maio de 1989, o Prof. Evandro A. Rivitti obteve por concurso o cargo de Professor Titular e assumiu a chefia do Departamento em 1989, pela aposentadoria do Prof. Sebastião A. P. Sampaio.

Assistência à Comunidade

A Divisão de Clínica Dermatológica provê atividade assistencial à comunidade através de seus ambulatórios de consultas dermatológicas gerais (Pronto Atendimento, atualmente substituído pelo Ambulatório Geral e Didático, Ambulatório de Casos Novos e Ambulatório de Retornos e especializadas.

Além disso, realizamos campanhas de detecção e prevenção de doenças como o câncer de pele, psoríase e hanseníase.

Graduação

Coordenação:

• Prof. Dr. Evandro A. Rivitti

Comissão de Graduação:

• Profa. Dra. Zilda Najjar Prado de Oliveira

• Prof. Dr. Walter Belda Jr.

• Prof. Dr. José Antonio Sanches Jr.

• Profa. Dra. Celina Wakisaka Maruta

Pós-Graduação Senso Lato:

• Coordenador: Prof. Dr. Evandro A. Rivitti

Residência Médica

O Departamento de Dermatologia oferece um programa de residência médica em Dermatologia, além de oferecer disciplinas obrigatórias e opcionais inseridas nos programas de residência médica dos Departamentos de Doenças Infecciosas e Parasitárias e Clínica Médica. A residência integra o programa de pós-graduação senso lato da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O programa de Residência é composto de três anos obrigatórios: um ano de pré-requisito (R1) e dois anos de aprendizado em Dermatologia (R2 e R3). Um quarto ano é opcional (R4). Atualmente existem 8 vagas anuais para R1, R2 e R3 e 2 vagas para R4.

Estágios

Complementação Básica para Estrangeiros:

• Objetivos:
    Complementar a formação de médicos graduados em Instituições do exterior em áreas básicas e especializadas, visando o intercâmbio educacional com outros países.

Complementação Especializada - Cirurgia Dermatológica:

• Objetivos:
    Fornecer oportunidade a médicos interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos em áreas definidas (sub-especialidades) que não se superponham a programas de residência médica básica ou especializada.

Colaborador:

• Objetivos:
    Proporcionar meios para que médicos dotados de cabedal científico que os capacitem a colaborar com a área escolhida realizem reciclagem e obtenham aprimoramento profissional, podendo exercer, em caráter excepcional, atividades assistenciais, didáticas e de investigação científica.

Pesquisador:

• Objetivos:
    Permitir que médicos capacitados a desenvolver pesquisa clínica e/ou experimental desenvolvam seus conhecimentos e atuem como pesquisadores.

Pesquisa

Linhas de Pesquisa:

• dermatoses infecciosas e parasitárias

• imunodermatologia

• imunomodulação experimental

• imunopatologia da infecção pelo HIV

• imunopatologia das imunodeficiências primárias

• imunopatologia das imunodeficiências secundárias

• infecciosas ou metabólicas, oncologia cutânea

• terapêutica dermatológica clínica e cirúrgica

• vasculites e trombofilias

• Setor de Teledermatologia